Parte final
Meio Ambiente, Sociedade e Tecnologia
Com o Meio Ambiente, a busca pela sustentabilidade exige um equilíbrio entre sociedade e tecnologia. O desenvolvimento sustentável, nesse contexto, visa atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras.
Sem comprometer o meio ambiente e a capacidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades.
A sociedade deve olhar para a tecnologia como uma ferramenta poderosa que, se utilizada de forma madura, pode beneficiar o meio ambiente.
Podendo ajudar no desenvolvimento social e econômico, sem causar degradações na saúde ambiental do meio ambiente.
Tecnologias para o Meio Ambiente
Como a sociedade de alguma forma causa efeitos negativos ao meio ambiente, como desmatamento, poluição, queimadas e até mesmo mudanças climáticas.
É relevante que a sociedade crie tecnologias para a minimização e monitoramento de toda essa degradação ambiental ao meio ambiente.
Ajudando na preservação e conservação ambiental.
Algumas tecnologias ambientais que contribuem para o fortalecimento do meio ambiente
Sensoriamento Remoto
Entidades governamentais, ambientais e de pesquisa, utilizam tecnologias como satélites, equipados com sensores focados em registrar imagens em alta resolução da área.
As imagens são analisadas para detectar alterações no ecossistema florístico, identificando também, regiões desmatadas e localizando pontos de queimadas.
Para o monitoramento das mudanças climáticas, é envolvido diversas tecnologias e métodos para coletar informações certas, acerca dos fatores atmosféricos, oceânicos e terrestres no meio ambiente .
As estações atmosféricas estão espalhadas pelo mundo coletando informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica, velocidade do vento e precipitação.
Fornecendo informações para a compressão das tendências climáticas regionais e globais.
As bóias oceânicas, equipadas com sensores sofisticados, monitoram as temperaturas e as correntes oceânicas, além da acidez da água e do mar. Esses dados cruciais são essenciais para entender as mudanças dos oceanos e seus impactos no planeta
O monitoramento de gases é para acompanhar as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera, como dióxido de carbono e metano.
A energia hidrelétrica utiliza a força da água para a transformação de energia elétrica, através da construção de barragens, sempre cuidando do meio ambiente.
Energia Solar e o Meio Ambiente
A energia solar utiliza a energia do sol para ser transformada em energia elétrica. Essa fonte de energia é realizada por meio da instalação de placas fotovoltaicas.
Importante para empregos e desenvolvimento econômico, redução das contas de energia, etc.
Energia Eólica
A energia eólica, que utiliza a força dos ventos para gerar eletricidade, apresenta um impacto ambiental extremamente baixo quando comparada a outras fontes de energia, como combustíveis fósseis.
Utilizada para bombear água, mover moinhos ou também para gerar energia elétrica, feita pelo desenvolvimento de turbinas e rotores. (FLÁVIA BORTOLOTI, 2016)
Biomassa
A biomassa é energia proveniente de matéria orgânica, como grãos, árvores, plantas aquáticas, resíduos agrícolas e florestais.
Uma fonte renovável e sustentável, além disso, contribui para a redução de resíduos e gases do efeito estufa, e também para a reutilização de produtos florestais
Transição energética
A transição energética é um processo fundamental que envolve a mudança do atual sistema de produção e consumo de energia baseado em combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural).
Para fontes de energias sustentáveis e renováveis (solar, eólicas, biomassa, etc.), que tem a sua devida importância através da mitigação das mudanças climáticas.
Gestão de resíduos com tecnologia e meio ambiente
Tecnologias avançadas de reciclagem, compostagem e recuperação de materiais, para diminuir o envio de resíduos para aterro sanitário.
Auxiliando na prevenção de doenças e promoção da saúde pública e na sustentabilidade e responsabilidade ambiental.
Mobilidade sustentável
Carros elétricos, veículos híbridos e sistemas de compartilhamento de transporte são meios de transporte que reduzem a emissão dos gases do efeito estufa, além de reduzirem congestionamentos e promoverem um estilo de vida mais ativo.
Impactos Ambientais Positivos
Quando a utilização dos recursos naturais é realizada de maneira ecológica, responsável e equilibrada, pode haver diversos impactos ambientais positivos.
Geração de empregos, contratação de mão de obra local, redução da poluição das águas e do ar, mitigação das mudanças climáticas.
Ajuste do ciclo hidrológico, evolução da aplicação de energias renováveis, fomento de pesquisa e educação, preservação de espécies ameaçadas, dentre outros efeitos positivos na sociedade.
Impactos Ambientais Negativos
O uso desenfreado dos recursos naturais, como desmatamento, perda de biodiversidade, esgotamento da água, poluição e emissões de gases do efeito estufa, causa danos devastadores ao nosso planeta.
Desmatamento, perda de biodiversidade, esgotamento da água, poluição e emissões são apenas alguns dos exemplos da exploração predatória que coloca em risco a saúde da Terra.
Como você lida com o Meio Ambiente. Cuidando do Planeta?
- Trem-bala Maglev – Revolução que Conectará o Japão a 500 km/h
- Flares na Indústria: Uma Abordagem Abrangente e Atualizada
- Drones: A Ascensão da Tecnologia e Seu Impacto Transformador
- Free Flow: A Revolução que Vai Acabar com as Filas nos Pedágios
- Automação Industrial e Mecatrônica: A Sinergia que Transforma a Indústria
Fonte: Ingram Micro