Com a tecnologia batendo em nossas portas, chegou a vez dos carros elétricos no Brasil. Isso pode mostrar uma grande mudança no cenário automobilístico. A cada dia vem ganhando força, se tornando prioridade em muitos países.
Mas, no Brasil, os carros elétricos têm um valor elevado comparando com os tradicionais. Porém, com a demanda, isso pode levar à queda dos preços.
Desenvolvimento do carro elétrico
Movido por eletricidade o carro elétrico, pode ter um ou mais motores. Esses carros dependem da energia armazenada nas baterias para mover. A bateria é recarregável e armazena a energia elétrica, onde o inversor converte a corrente elétrica em corrente alternada. O motor de indução faz o carro funcionar, garantindo a recuperação de energia, assegurando o funcionamento.
Eficácia do carro elétrico
A Sustentabilidade está presente, pelo fato de não ter combustíveis de origem fóssil, não é poluente, não de forma direta, pelo menos. A bateria não libera gases tóxicos na atmosfera, sendo assim, reduz os poluentes.
Obs.: O carro elétrico polui, só que em quantidades bem inferiores, a poluição está na fabricação do veículo, muito distante dos centros urbanos.
Sua eficiência segue disparada e chega até 95% na sua utilização, comparando com os automóveis de motor a combustão.
Como muitos não sabem, a manutenção é de baixo custo, porque seu motor não precisa de trocas de óleo, correias, etc. O carro elétrico se movimenta apenas com uma bateria recarregável.
Como o Brasil é um dos principais produtores de energia renovável no mundo inteiro, então temos uma economia de combustível. Produzimos energia limpa e principalmente sustentável, por isso a grande vantagem do carro elétrico.
O nosso combustível está cada vez mais caro, por isso o investimento no carro elétrico se torna muito mais eficaz visto a economia a longo prazo.
Por não ter o motor a combustão o carro elétrico é muito mais silencioso, sendo o seu funcionamento quase imperceptível. Com isso, temos uma diminuição da poluição sonora, principalmente nos grandes centros urbanos.
Desvantagens do carro elétrico.
O preço do carro elétrico no Brasil é um desafio a ser superado para o futuro. Isso porque os modelos disponíveis no mercado possuem um preço superior aos modelos equivalentes movidos por gasolina ou álcool. O alto custo se dá na fabricação da bateria, mas com a tecnologia esse cenário será alterado.
As recargas de baterias dos carros elétricos demandam muitas horas até serem completamente recarregadas. Precisamos investir em infraestrutura para recargas de bateria.
Conclusão
Embora essas inovações sejam empolgantes, ainda há muitos desafios a serem superados. O custo dos carros elétricos, veículos movidos a hidrogênio e carros voadores ainda é alto, e a infraestrutura de recarga e abastecimento precisa ser expandida. No entanto, o futuro da mobilidade parece promissor, com tecnologias inovadoras que têm o potencial de tornar o transporte mais sustentável, eficiente e acessível para todos.
A indústria automotiva está em constante evolução, e o que antes parecia ficção científica agora está se tornando realidade, prometendo revolucionar a maneira como nos locomovemos.
Vamos aguardar o passar do tempo!
- Trem-bala Maglev – Revolução que Conectará o Japão a 500 km/h
- Flares na Indústria: Uma Abordagem Abrangente e Atualizada
- Drones: A Ascensão da Tecnologia e Seu Impacto Transformador
- Free Flow: A Revolução que Vai Acabar com as Filas nos Pedágios
- Automação Industrial e Mecatrônica: A Sinergia que Transforma a Indústria
Fonte: Younder