Como surgiu a marca Louis Vuitton

Louis Vuitton

Louis Vuitton é sinônimo de requinte e luxo, uma das maiores e mais famosas marcas do mundo. O monsieur Vuitton, fundador da marca, completou 200 anos.

COMO TUDO COMEÇOU

O jovem Louis Vuitton, nasceu na França. Vindo de uma família humilde, trabalhavam como chapeleiros, carpinteiros e marceneiros. Devido uma doença desconhecida, ele perdeu a mão aos 10 anos. Após a morte de seu pai Louis Vuitton saiu de casa, para viver em Paris.

Ele chegou à Paris! O jovem teve sorte e conseguiu um trabalho na oficina de fabricação de malas do Monsieur Maréchal. Em pouco tempo, ele demonstrou ótimas habilidades na construção de malas e baús resistentes. Depois de 16 anos trabalhando neste local, a condessa espanhola Eugenia de Montijo, esposa do imperador Napoleão III, contratou o jovem Louis Vuitton para ser seu fabricante de malas e baús exclusivo. Esse trabalho teve contato com a elite parisiense, e então resolveu abriu seu próprio ateliê, com o nome de Maison Louis Vuitton Malettier.

O ICÔNICO BAÚ DE VIAGEM

Quatro anos depois, em 1858 ele criou o baú de viagem, uma de seus designs mais relevantes. Substituindo o couro por um novo material mais resistente e com os cantos em metal, o resultado foi um produto mais duradouro e resistente.

Louis Vuitton construiu um ateliê nos arredores de Paris, onde suas atividades foram iniciadas com apenas 20 funcionários. Mais de 170 artesãos trabalham no ateliê de Asnières criando e projetando artigos em couro e canvas. Em 1871, a Louis Vuitton abre sua primeira loja em Paris para expandir sua clientela e no ano seguinte, lança uma nova linha de produtos que faz um sucesso com a elite parisiense.

Em 1886, Louis e seu filho Georges adotaram um sistema único de trancas formadas por duas fivelas com molas. Após vários anos de desenvolvimento, George patenteou esse sistema revolucionário.

Criação do Monograma

Louis Vuitton faleceu aos 60 anos em 1892 e seu filho, Georges Vuitton, assumiu a empresa, contudo, em 1886 criaria o famoso monograma do L e V entrelaçados com as flores.

Sobretudo, o grupo se especializou em incorporar marcas de luxo, o empreendimento foi bem-sucedido e atualmente o grupo é dono de mais de 70 marcas, incluindo a Dior, Fendi, Givenchy, Celine, a Veuve Clicquot e mais recentemente a joalheria Tiffany and Co. entre outras.

Para celebrar o 100º aniversário do Monograma Canvas em 1996, a Louis Vuitton convidou alguns estilistas para criarem peças únicas de bagagem. A coleção resultante foi exibida nas maiores capitais do mundo, trazendo a inovação da marca e colaborando com os amantes da moda. Entre os designers convidados para essas reinterpretações estavam Helmut Lang e sapateiro Manolo Blahnik.

Em resumo, a Louis Vuitton representa muito mais do que uma marca de luxo. É a história de um sonho que se tornou realidade, de um artesão talentoso que desafiou os limites do seu tempo e construiu um legado de excelência que se perpetua até hoje. Sua trajetória inspiradora nos convida a perseguir nossos sonhos com paixão, ousadia e compromisso com a qualidade, buscando sempre alcançar a excelência em tudo que fazemos.

Fonte: blog.etiquetaunica.com.br

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.