Plus Size: Moda e Autoaceitação

Plus Size

A moda plus size, hoje em dia repleta de opções vibrantes e estilosas, nem sempre foi assim.

Sua história marca lutas e conquistas, refletindo a busca por um mundo da moda mais inclusivo e celebrando a diversidade de corpos.

Como surgiu?

No início do século XX, quem não se encaixava nos padrões magros encontrava opções limitadas e sem estilo. Foi nesse contexto que Lane Bryant, precursora da moda plus size, abriu sua loja em 1904 nos Estados Unidos, inicialmente com foco em roupas para gestantes.

Ao perceber a necessidade por roupas maiores, ela expandiu seu negócio, abrindo caminho para um futuro mais diverso na moda.

Décadas se passaram e, aos poucos, a moda plus size foi ganhando espaço. Estilistas visionários começaram a criar peças com estilo e caimento impecáveis para todos os tipos de corpo, e mulheres plus size se uniram para reivindicar representatividade nas passarelas e revistas.

O mercado de moda plus size está em franco crescimento, principalmente no Brasil, onde entre 2013 e 2015 registrou um grande salto.

Desde então, várias lojas começaram a se especializar no assunto e diversificar o estoque.

Como surgiu o tema Plus Size

Mas a história do termo “plus size” remonta a uma época bem mais antiga; ele foi usado pela primeira vez em 1920, graças à marca norte-americana Lane Bryant, que foi fundada em 1904 e ainda está em funcionamento.

Com isso, o conceito que viria a definir essa moda já era conhecido e espalhado. Lane Bryant abriu sua loja de roupas voltadas para gestantes, um dos modelos mais vendidos era um vestido de maternidade com elástico na cintura e saia plissada.

Por lidar com as mulheres durante o seu dia a dia, a empresária percebeu que poderia inovar, já que o mercado de moda da época não produzia peças para corpos maiores.

Como foi a criação

As mulheres chamadas de robustas precisavam deslocar-se para ateliês particulares, onde só então poderiam vestir roupas do tamanho certo.

Lane iniciou o seu processo de pesquisa e tirou mais de 4.500 medidas das suas clientes para produzir a nova linha, destinada para quem era fora do padrão da época.

O objetivo da modista era fazer roupas atuais, que seguiam a tendência do momento e com uma boa qualidade.

A ideia foi um sucesso, anos mais tarde a maioria das lojas de departamento da região já tinham aderido à moda plus size e assim foi se espalhando pelo mundo.

Até os anos 1950, o termo plus size só era para falar de roupas e geralmente a curvatura das mulheres era descrita como robusta.

Somente em 1953 que a expressão mulheres plus size foi usada em um anúncio da marca Korrel. Hoje em dia utilizamos essa mesma nomenclatura já que faz mais sentido.

O surgimento da moda Plus Size

Entre 1970 e 90 a moda plus size experimentou um “boom”, isso ocorreu por conta das mudanças no corpo das mulheres, que também começaram a se desvincular de padrões de beleza.

O movimento body positive está ganhando cada vez mais força, especialmente nas redes sociais. É um princípio básico de incentivar as pessoas a se aceitarem e amarem sem comparações com as modelos da mídia, ou imposições sociais.

Inclusive, seguir os padrões sociais é um ciclo sem fim, até o período Renascentista ter um corpo gordo era sinal de fartura, foi somente depois que a ideia de menos curva se tornou o ideal.

Como arrasar no look plus size:

1. Conheça seu corpo: Descubra quais peças valorizam suas curvas e te fazem sentir confiante. Experimente diferentes estilos, caimentos e tecidos para encontrar os que mais te favorecem.

2. Aposte em peças de qualidade: Invista em roupas bem feitas, com bom caimento e que te façam sentir bem. Evite peças muito justas ou muito largas, que podem deformar a silhueta.

3. Explore as cores e estampas: Não tenha medo de ousar! As cores e estampas podem ser suas aliadas para criar looks vibrantes e cheios de personalidade.

Mais algumas dicas:

  • Use a lingerie certa: Um bom sutiã e calcinha podem fazer toda a diferença no seu look. Escolha peças que te sustentem e te façam sentir confortável.
  • Acessórios são seus amigos: Brincos, colares, pulseiras e bolsas podem dar um toque especial ao seu look.
  • Seja confiante: Acima de tudo, vista-se com o que te faz sentir linda e poderosa! A confiança é o melhor acessório que você pode ter.

A moda plus size é para todas!

Não tenha medo de experimentar e se divertir com a moda. O importante é encontrar o que te faz sentir bem e bonita.

E você já está pronta para arrasar?

Fonte: Babiou.com.br

Este blog utiliza cookies para garantir uma melhor experiência. Se você continuar assumiremos que você está satisfeito com ele.