Marc I. Brunel, em 1825, concretizou o que antes parecia impossível: um túnel sob o Rio Tâmisa, uma proeza que revolucionou a construção de túneis em terrenos instáveis.
Sua criação, uma couraça metálica inovadora, apelidada de “shield” em inglês, representou um salto colossal na engenharia. Essa couraça, precursora das modernas Tunnel Boring Machines (TBM), permitia a escavação e o revestimento simultâneos, garantindo a segurança dos trabalhadores e a estabilidade do túnel.
A partir da invenção de Brunel, uma era de avanços tecnológicos se iniciou! A couraça metálica se aperfeiçoou, dando origem a diversos tipos de TBMs, cada uma especializada em diferentes tipos de solo e condições geológicas.
A partir dessa descoberta a tecnologia aliada à Construção Civil criou a TUNELADORA ou TBM (Tunnel Boring Machine), batizada pelos paulistanos de TATUZÃO. Essa máquina vem construindo muitos túneis na cidade de São Paulo.
Esse TATUZÃO com sua alta tecnologia veio para facilitar a construções de túneis para o Metrô, e outros ambientes que necessitam de escavação de túneis subterrâneos, como túneis rodoviários, ferroviários, hidrelétricas, etc. Com sua fantástica tecnologia, não há quem não se apaixone em ver essa Tuneladora em movimento. Elas moldam o futuro da construção de túneis, conectando o mundo de forma mais eficiente e sustentável.
Funcionamento da Tuneladora
Projetado para perfurar o solo e a rocha de forma eficiente, criando túneis com precisão e minimizando os impactos ambientais. Composto por uma cabeça de corte giratória, que pode variar em diâmetro, consoante o tamanho da máquina e do túnel desejado. O disco vai girando e com isso vai escavando o solo. O solo retirado é transportado para a parte de trás do tatuzão, e são instalados os anéis de concretos e fibras de aço, para fortalecer as paredes do túnel e evitar um desmoronamento. Esses anéis de concreto vão se encaixando como um quebra-cabeça, formando um revestimento único.
O Tatuzão e o dia a dia
Em um dia, o tatuzão consegue fazer até 15 metros, através de sua roda de corte de 11,66 metros de diâmetro e 109 metros de extensão. O equipamento pesa em torno de 2.000 toneladas e tem uma altura como um prédio de 20 andares.
São necessários cerca de 150 trabalhadores durante sua operação, divididos em 3 (três) turnos. Esse é o maior equipamento em operação aqui na América Latina. Todos os dias, vários profissionais trabalham dentro do tatuzão, esse equipamento conta com uma estrutura completa de apoio aos funcionários. Possui sala de segurança, refeitório, unidade de enfermagem e a cabine de comando faz parte desse maravilhoso equipamento.
Tatuzão final
Essas Tuneladoras têm grande vantagem pela capacidade de escavar túneis de forma muito mais rápida e eficiente, indispensável comparando com os métodos tradicionais de escavação, além de que reduzem a perturbação e os impactos ambientais devido aos problemas de ruídos. Possui um papel fundamental para as construções de infraestrutura essenciais em todo o mundo. Com a capacidade técnica avançada, essas máquinas se tornaram fundamentais na engenharia moderna.
A história da escavação de túneis é um relato inspirador da capacidade humana de superar desafios e transformar o mundo ao seu redor.
Fonte: Estadão